17 março, 2016

BOLO INVERTIDO DE BANANAS CARAMELADAS


Você vai precisar de pelo menos umas 10 bananas d'agua ou naninca como alguns lugares elas são chamadas. Quanto mais madura, mais gostoso o bolo fica.



Ingredientes para a massa do bolo: 

1/2 xícara de chá de manteiga sem sal 
1 xícara de chá de açúcar peneirado
3 ovos inteiros
2 xícaras de farinha de trigo peneirada
3/4 de xícara de chá de leite
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 colher de cafézinho de sal
1 colher de chá de açúcar baunilha 

Modo de fazer:

Parte 1

Espalhar açúcar na forma onde será feito o bolo e levar para o fogo para caramelar em fogo baixo para não queimar o caramelo.
Quando começar a ficar aquele caramelo dourado vá mexendo devagar  com um garfo o açúcar e ao mesmo tempo arrumando as fatias de bananas d'agua que logo soltarão um pouco da sua água e criará uma calda grossinha.
Desligue o fogo e deixe a forma esfriar por completo.
Se jogar a massa de bolo na banana caramelada quente vai estragar o bolo.



Parte 2

Pegar a forma que ja vai estar fria e com um pincel, passar manteiga em toda lateral interna da forma.

Parte 3

Em uma batedeira colocar a manteiga em temperatura ambiente, o açúcar, os ovos, a baunilha e 
bater até ficar um creme bem clarinho e fofíssimo.
Colocar aos poucos e alternados o leite e a farinha de trigo e por último o fermento em pó.
Colocar essa massa sobre a banana caramelada e levar ao forno pré aquecido em 180 graus por uns 30 minutos.
Vai realmente depender do forno a ser usado.
Eu não gosto de furar bolo para saber se estar pronto, eu apenas toco no meio dele que se tiver fofinho e firme já esta pronto.

Quando estiver pronto tirar do forno e deixar amornar um pouquinho e logo virá-lo num lindo prato de bolo, pois ele deve ser virado ainda morno pra quente. Se algum pedaço de banana ficar na forma,
tire com cuidado e coloque onde ela saiu que ficará perfeito. Acontece muitas fezes comigo e não fica feio se arrumar a banana de onde ela escapou. 

Esse bolo é um sucesso e faz parte das coisas simples que adoro. Faço com abacaxi e ameixa e outras frutas. 
Sempre que tenho um tempinho faço ele, porque ter um bolinho em casa é luxo.
E esse chazinho de capim limão foi o que acompanhou o meu bolo !
Bon apetit !!! 

2 comentários:

  1. Beth!Sou gaúcha e posso dizer que temos fábricas de chocolate muito boas na nossa Serra. No entanto, tive a oportunidade de provar os teus bombons e fiquei maravilhada. Uma delícia! Vi o endereço do teu site na embalagem e não resisti a vir aquipara te conhecer melhor e te cumprimentar. O teu chocolate é uma loucura! Parabéns! É uma pena eu estar tão longe e não poder desfrutar com mais frequencia desse pecado da gula.
    Já aproveitei e peguei a receita desse lindo, e provavelmente delicioso, bolo de banana, que é uma das minhas frutas favoritas.
    Mais uma vez, parabéns!
    Um beijo!
    Rosane

    ResponderExcluir
  2. Adorei a receita o bolo saio perfeito acho que esta e uma unica maneira das bananas nao
    Se soltarem do bolo facilmente fiz hoje numa forma rectangular so dois pedacinhos ficarao pecados
    No fundo da forma...agora ja nao tenho receio de fazer bolo de banana
    Com caremelo. Muito obrigada

    ResponderExcluir