19 março, 2010

FECOMÉRCIO



Uma Páscoa mais doce!

Empresas investem pesado e aumentam a produção e os empregos na área para suprir o estoque de chocolate
A crise que vem preocupando brasileiros não ameaça a Páscoa. Muito ao contrário, a expectativa da Abicad (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados) é de que a festividade gere mais de 25 mil vagas para trabalhos temporários. Assim, a Páscoa já está sendo comemorada por comerciantes e chocólatras. “As indústrias focaram no aumento da eficiência das linhas de produção para poderem investir mais, ajudando o varejista a vender e auxiliando o consumidor na escolha do produto mais de acordo com seus anseios e necessidades”, afirma Getulio Ursulino Netto, presidente da associação.



Artesanais também são os chocolates feitos por Elizabeth Garber, da Beth Chocolates, no Shopping Leblon. Ela começou há 26 anos, meio de brincadeira, com uma produção caseira. A paixão pelo chocolate foi crescendo e, há alguns anos, passou a trabalhar exclusivamente com produtos belgas. “Toda a matéria-prima vem da Bélgica, inclusive as fôrmas. Apenas o creme de leite e o leite condensado são brasileiros”, revela.




Há dois anos, Beth abriu sua primeira loja. Um ano antes, fez um curso na fábrica Callebaut, na Bélgica, onde estudou com o chef Phillippe Vancayseele. Este ano Beth lançou ovos pintados a mão com manteiga de cacau. “Vou fazer um coelhinho de Páscoa à moda indiana, em homenagem à personagem Maya (Juliana Paes), da novela Caminho das Índias. Também teremos um ovo com especiarias como o capim limão e a flor-de-sal, que estão começando a aparecer nos pratos chiques”, conta. As novidades são tentadoras, mas também dão água na boca as reedições de sucesso. Entre elas está o ovo de brigadeiro de colher: metade do produto vem com um cremoso brigadeiro.

Chocólatra assumida, Beth nem pensa em crise. Adepta da sustentabilidade, ela vai reciclar as latas da marca de café Illy, que serve em sua chocolateria. “Mandei decorá-las e vou reaproveitá-las”, diz. Os bombons que fabrica artesanalmente o ano inteiro, para festas, eventos e brindes corporativos, levam recheios diversos, como doce de leite, nozes, marzipã, e vêm nos mais variados formatos. “Muita gente não curte ovo de Páscoa e prefere levar uma caixa de bombons sortidos e finos para dar de presente. É uma boa opção.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário