01 maio, 2010

MINHA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL NO EXTERIOR

CURSO 1 - BÉLGICA - 2006

Quando eu comecei a fazer o meu blog, em janeiro de 2010, pensei muito em como colocar coisas antigas nele e que acho que tem tudo a ver com a qualidade do trabalho que tenho hoje. Vou falar um pouco dessa estória e ilustrar pois vale super a pena.
Vou começar pelos cursos que fiz fora do Brasil, porque ainda estou digitalizando a minha estoria que começou em março de 1986.

Meu primeiro curso no exterior foi em 2006 e eu fui com  a minha mãe. Curtimos muito. Tinha gente do mundo inteiro, desde alemães, israelenses, espanhóis etc. Foi muito bacana porque é muito interessante estar em contato com pessoas de outros países. A vantagem que eles tem tudo lá e não precisam ficar desesperados como nós brasileiros que quando chegamos aqui, não temos nada de material para por em prática o que aprendemos lá fora.
Quando saí de Bruxelas fui a França com minha mãe onde fomos curtir o restante da viagem. Fui a todas as lojas de chocolates possíveis e imaginárias,  e um dos nossos programas foi almoçar no Ladurée que tem os doces e macarons impecáveis.



CURSO 2 - BÉLGICA - 2007


Esse segundo curso foi divertido demais também, porque era formado apenas por alunos de confeitarias portuguesas, e eles trabalhando é divertidíssimo.
Nesse curso fui acompanhada do meu maridão.GT Essa foto com o caminhão, pode acreditar, é um caminhão tanque de chocolate derretido que abastece as chocolaterias antes que o chocolate vire barras! Já pensou?





SALON DU CHOCOLAT - OUTUBRO 2009

Eu sabia que existia, mas nunca pensei que iria e fui !
A coisa mais linda que tem! Esculturas em chocolate cada uma mais linda que a outra ! E tem concurso com prêmios.

Eu fiquei feliz demais em encontrar meus dois queridos Phylippes , que tenho adoração porque ele são sempre uma paixão comigo.
E o governador da Bahia Jaques Wagner que estava representando o Brasil nesse evento, pois havia empresa  da Bahia que produz cacau e exporta para a França.
Agora olha as eclairs do Fauchon de oncinha e os olhos da  Mona Lisa ! Demais não é?
Com meu maridão numa loja de café e chocolates na Place de La Madelaine... onde também fica o Fauchon.

As coisas são difíceis sim, mas todo sacrifício valeu a pena! Como insisto em dizer, sonhos foram feitos para serem realizados. E eu continuo a sonhar com outras oportunidades.
Acho que ainda tenho que aprender muito, mas a melhor maneira de aprender é criar suas próprias receitas,  porque o meu trabalho tem realmente a minha cara.
Gosto quando olham um chocolate meu, e o identificam como meu pelas características dele.
Não tenho o hábito de querer nada igual de ninguém. Eu acompanho muito as tendências e estou sempre comprando o que há de mais novo para elaboração do meu trabalho.
Fico bastante antenada com o que está sendo lançado.
E fazer  um chocolate diferenciado, não é só ver algo pronto e tentar fazer igual. Conhecer cada produto que você tem na sua cozinha, no seu ambiente de trabalho e ver a melhor forma de combiná-los é muito interessante.
Eu as vezes passo por algum lugar e vejo um ingrediente me que desperta ! Compro uma pequena quantidade, testo alguma receita. Se ficar bom tudo bem, senão valeu a experiência. E tenho vários bombons que são criações que eu nem imaginava que ficaria tão bom.

3 comentários:

  1. Adorei essa história, Beth. Quero conhecer a Belgica. Quem sabe não pego algumas dicas com você! Adorei te conhecer tuitando. Beijos, Rachel

    ResponderExcluir
  2. Oii,tudo bem.
    Passeando pelos blogs encontrei o seu, e eu a a dorei,me indetifiquei muito com vc,tbm trabalho com chocolates,e achei o seus trabalhos divinos.Prbns querida,e quando tiver um tempinho vá me visitar,vou adorar te receber.
    Bjss! e já estou te seguindo..

    ResponderExcluir
  3. Maná obrigada por seu carinho !
    E é isso ai temos que estar procurando pessoas pra trocarmos idéias e experiências.
    Não consigo achar o seu blog.
    Deixa aqui por favor pra eu te visitar.
    bjs
    Beth

    ResponderExcluir