26 setembro, 2011

POUSADA ALCOBAÇA

Quando consigo ter um domingo livre,  procuro dar uma fugidinha da cidade mas sem fugir das coisas que mais curto na vida: gastronomia e o meu marido !
A Dna. Laurinha que é uma das pessoas mais especiais que já conheci na vida, por sua simplicidade, cuidado com cada detalhe na sua cozinha e de um carisma com todos que vão até sua pousada comer aquela comidinha com sabor de avó ! É uma senhorinha simples com estórias que sou capaz de ficar horas escutando. A última que ela me contou foi quando eu disse a ela que o meu marido é louco por bife, que a Dna. Nair a sogra que infelizmente não cheguei a conhecer, fazia o melhor bife do mundo, e que eu não sabia fazer um bife direito.
Foi muito engraçado, ela me contou que quando casou não sabia cozinhar e foi morar  por 2 anos nos EUA e lá ela comprou uma panela de ferro e fazia bifes divinos. Ao voltar para o Brasil seu esposo não deixou ela trazer a famosa panela e aqui ela não achava. Ai ela me disse:  "eu infernizei a vida dele pra  ele pra mandar alguém trazer uma panela daquela pra mim até que consegui"!  Uma fofa e quem ve a Dna. Laurinha não imagina ela infernizando a vida de ninguém.

 A carne assada com batatas coradas, feijão e farofinha da Dna. Laurinha é o que chamo de confort food.
Sabe aquela comida que alimenta a alma? Então, é essa comida que ela faz!
E as saladinhas com ingredientes colhidos da sua horta, na Pousada Alcobaça.
Quando falei pra ela que não gostava de doces feitos com côco, ela me respondeu: Você ainda não provou o meu ! E tinha razão um doce de ovos como os ovos moles, com côco fresco, baunilha e amêndoas torradas ! Divino e pedi pra levar um potinho de presente pra minha chefissima preferida, a Roberta Sudbrack. Na hora ela correu pra cozinha e trouxe um pote bem caprichado e disse que o presente seria dela.  Mas essa chefe também merece tudo !



 Depois de muita conversa gostosa com Dna. Laurinha,  falei pra ela que quando olho pra ela, eu fico imaginando que a Roberta Sudbrack será ela amanhã. Sim, mais idosa, com as marcas do tempo, da cozinha feita com amor, comida que alimenta a alma de quem tem o prazer de conhecer e apreciar.
E vai fazer canjinha pra nos clientes e amigos que vamos envelhecer junto com ela !


Mas a sobremesa mesmo foi algo sem palavras: banana assada, creme de baunilha e suspiros ! Nossa que delicadeza de sabores ! Tomamos um cafézinho que a colher tinha formato de coração e tornou meu café especial !
Sai com montes de pé de moleque que ela faz também, porque meu marido ama isso !
Ah e o capim limão colhido na horta? 
Flores comestíveis.... Vida longa pra Dna. Laurinha !

Um comentário:

  1. Olá Beth, boa tarde!
    Adorei esse seu post e fiquei com água na boca ao lembrar o sabor da carne assada com batatinhas...
    Também AMO a Alcobaça e por isso escolhi casar lá! Será já em novembro!
    E aproveito aqui para pedir mais informações sobre os doces para casamento...
    Obrigada, Tatiana.

    ResponderExcluir