24 janeiro, 2010

BAUNILHA - SABOR MÁGICO


Uma vez fui jantar com uma amiga que adoro e falando sobre alguma coisa que agora não me lembro, perguntei se ela conhecia baunilha. Ela me respondeu: "são aquelas gotinhas que pinga pra dar perfume ao bolo". Então chamei o gerente que eu conhecia e pedi que ele me trouxesse uma fava de baunilha pra mostrar para minha amiga. 
Ela simplesmente adorou porque não imaginava que baunilha fosse uma fava de uma planta viva.  E no dia seguinte contou para o marido que ela teve um momento cultural.
Eu imagino que assim como ela, existam pessoas que nem imaginam como seja a baunilha.Eu sempre que abro a fava baunilha, raspo a polpa dela para utilizar, em vez de jogar fora a fava que fica, eu a coloco dentro de um pote com açúcar e deixo bem fechado. Depois para você adoçar café ou polvilhar qualquer coisa, pois  fica bem perfumado. E pode guardar por muito tempo esse açúcar.
Bolinho simples com Baunilha

Ingredientes:
- 3 ovos inteiros
- 170 g de açúcar refinado
- 160 de farinha de trigo
- 1 colher de chá defermento em pó
- 170 g de manteiga sem sal temperatura ambiente
- 1 vagem de baunilha.
- 1/2 xícara de leite aquecido com a polpa da baunilha
Modo de Fazer
Abrir a fava da baunilha e colocar o leite para aquecer com a polpa que tem dentro da baunilha. Reservar. Bater na batedeira os ovos inteiros com o açúcar até esbranquiçar e ficar um creme bem fofinho. Juntar a farinha já misturada e peneirada com o fermento. Adicionar o leite com a baunilha ja frios.  Colocar a massa em forma previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo.
Pode ser uma forma de bolo inglês,uma redonda com furo no meio ou se quiser pode por nas forminhas de papel próprias para cupcakes.
Levar ao forno para assar por uns 35 minutos a 180 graus.
Deixar esfriar para desenformar.
Com um chá ou um cafézinho é uma delícia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário