16 julho, 2012

Salon Du Chocolat Bahia



Esse ano o Salon Du Chocolat foi muito especial pra mim. Teve a primeira edição dele no Brasil, e mais do que isso porque foi em Salvador cidade onde nasci e vivi até os 11 anos de idade.
O evento foi trazido para o Brasil graças a dedicação do Diego Badaró(Amma) e do Governador Jaques Wagner.
Estiveram no evento os organizadores do evento da França, Jorge Amado foi homenageado através de sua filha Paloma.
Presenciei um pacto de chocolate muito bacana onde o Diego, Paloma, Jaques Wagner e os organizadores colocaram as mãos numa bacia de chocolate derretido e se cumprimentaram e se lambuzaram de chocolate. Muito bacana ! 
Eu em 2010 estive no Salon Du Chocolat em Paris e encontrei o Jaques Wagner, que por coincidência a mãe dele é muito amiga da minha mãe graças a um trabalho beneficente que elas fazem e me apresentei a ele e perguntei: quando vamos ter uma edição no Brasil? Ele me respondeu: em breve.
Confesso que achei que era papo ! 
Não é fácil com certeza trazer um evento desse peso para o Brasil, mas acho que por toda a estória do nosso cacau merecíamos esse evento. O evento tinha vários pontos que pra mim pareceu um pouco sem grandes sentidos: produtores de cacau com suas amêndoas de cacau, algumas delas amêndoas premiadas, grandes chefes do mundo inteiro, que são minha grande fonte de inspiração como o Jea-Paul Hévin, Pierre Marcolini, Pralus, Bonnat, Oriol Balaguer e outros que tambem fazem trabalho lindissimo e empresas grandes como Garoto-Nestlé que acho que não deveriam estar lá se não fossem grandes patrocinadores do evento. Acho que faltou um pouco dos nossos chocolates artesanais.
Apesar de estarmos um pouco longe dos grandes chefes, nos dedicamos muito a fazer um trabalho especial e deveriam ter estandes nossos sim. Pra fazermos um chocolate com excelência como os grandes chefes fazem, temos que viajar e vir com as malas abarrotadas de produtos, equipamentos etc porque tudo demora muito a chegar no Brasil. Temos grandes nomes no Brasil que foi o que faltou no Salon du Chocolat. Ter grandes fábricas  no evento é fácil. 
Conheci e pude conversar bastante com o João Tavares que  foi muito bacana comigo me contando uma estória longa de como ter um chocolate próprio com uma receita "personalizada"e que me apresentou ao pessoal da Nugalli que faz um trabalho bacana e inclusive é a empresa que faz com exclusividade o  tablete de chocolate feito com a amêndoa premiada da Fazenda João Tavares que eu fui presenteada com um e fiquei muito feliz. 
O João Tavares é também que fornece a amêndoa de cacau para o tablete que o Pierre Marcolini faz o exemplar de chocolate de origem Bahia que também ganhei um.



Tive a sorte de ser estar presente na noite só para convidados e poder ver de perto os choolatiers que são meus ídolos e conversar um pouco com eles e realmente senti que ainda somos muito pequenos mesmo. A maioria deles faz seu próprio chocolate de verdade. Porque hoje tem muita gente, principalmente no Brasil, que diz que faz seu próprio chocolate, mas sabemos pelos grandes fornecedores que eles compram grande parte deles, ou seja apenas uma parte é feita com esse "próprio chocolate". Até porque vamos combinar eu com tudo que sei sobre chocolate me questiono bastante se isso basta para eu partir pra criar o meu blend. Ou será que direi qual o sabor que me agrada e é perfeito pra mim e toda uma equipe desde a amêndoa, torra etc irá assinar comigo esse blend? 
Eu confesse que sou fã número 1 da Callebaut e é uma empresa que está pelo menos há 100 anos no mercado e acho pouco provável que eu vá fazer o meu blend porque uma empresa que está há 100 anos no mundo do chocolate tem toda a excelência no produto. E provei todos os chocolates que ganhei no evento e comprei outros tantos conforme a foto acima e pra mim os chocolates belgas e suiços são os que me dão tudo que eu busco em um chocolate. 
Enfim foi muito bom visitar o Salon e saber que eu existo, sim porque eu era parada o tempo todo por pessoas que me conheciam e nas grandes empresas quando eu ia pedir alguma informação quase todos sabiam quem era eu  e a qualidade do meu trabalho. 
Esse foi o primeiro evento e torço que venham outros e que façam ajustes mas volto a dizer: foi o grande primeiro passo ! Parabéns a todos envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário